CDI Hoje: O que é essa taxa, quanto rende, como investir e taxa atual

O que é CDI? Essa sigla é muito comum para os investidores e faz parte do seu dia a dia. Ao ler esse artigo você compreender melhor sobre a sigla.

Para os investidores ou para você que está pensando em investir na renda fixa através de títulos é comum se deparar com a siga muito utilizada.

Em geral a rentabilidade está atrelada a um percentual da taxa DI ao investir em títulos como LCA, LCI, CDB, Fundos DI e Letras de Câmbio

Isso porque ao investir em títulos como CDB, LCI, LCA, letras e fundos DI, a taxa de retorno normalmente está atrelada a um percentual da taxa DI.

Suas oscilações afetam diretamente a rentabilidade desses produtos e, por isso, é importante saber como funciona esse indexador financeiro e as suas particularidades.

Curioso para saber mais sobre o CDI? Entenda melhor:

  • o que é CDI;
  • qual o valor do CDI hoje;
  • como ele influencia seus investimentos;
  • quais investimentos pagam mais;
  • a taxa Selic e a taxa DI.

O Portal Útil 2 Info preparou um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o CDI, continue com a leitura.

CDI - Certificado de Depósito Interbancário
CDI – Certificado de Depósito Interbancário

CDI, o que é?

CDI é a abreviação de Certificado de Depósito Interbancário. Em suma, são títulos emitidos por instituições financeiras que corresponde empréstimos realizado entre as instituições.

Normalmente essas transferências são de prazo curtos (diárias) apenas para assegurar o saldo positivo de caixa das instituições captadoras de recursos através do CDI – já que seu saldo ao final do dia não pode ser negativo.

Assim, como nos variados tipos de empréstimos, o credor cobra uma taxa de juros: essa é a taxa CDI (ou simplesmente taxa DI). Como essas operações ocorrem diariamente, a taxa DI também é calculada diariamente com base nas taxas médias dos empréstimos.

Dessa forma, é capaz obter médias mensais e anuais da taxa DI, que são utilizadas pelo mercado para contabilizar os retornos de diversos ativos de renda fixa.

Hoje qual o valor do CDI?

É de 13,65% ao ano o valor do CDI hoje em 2022.

A taxa DI fica bem perto da taxa Selic Over, então as duas tendem a ficar cerca de 0,10 abaixo da taxa Selic Meta definida pelo banco central.

Dessa forma, a taxa dos empréstimos interbancários não pode ultrapassar esse máximo (por isso está tão próximo).

A cada 45 dias, a Selic Meta é alterada ou mantida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que analisa a situação econômica atual do país e decide em atualizar ou manter a taxa.

Na última reunião de 03/08/2022, o COPOM resolveu elevar a meta da Selic para 13,75. No caso, o Banco Centro continua agindo no controle do aumento da inflação.

Se você tiver alguma dúvida sobre o valor atual do CDI, acesse a página da B3 e verifique o valor atualizado no topo da página.

CDI acumulado

A taxa DI é calculada diariamente dessa forma, podemos criar um histórico bem detalhado sobre ela.

Aliás, a B3 informa em seu site os valores desde ano de 1986. Além disso, temos também a taxa mensal e o acumulado ao longo dos anos. Confira a tabela a seguir com os valores acumulados dos últimos 5 anos:

Ano      Taxa DI acumulada

2017      9,92%

2018      6,42%

2019      5,95%

2020      2,75%

2021      4,42%

CDI calculadora

Caso necessite corrigir um valor pela taxa do CDI, a B3 oferece também a Calculadora do Cidadão, que permite fazer simulações com valores anteriores.

Aliás, uma encontra-se outra ferramenta de cálculo que tem seu uso de forma limitada, pois existe a possibilidade de o usuário adquirir a assinatura para a utilização total.

Seus investimentos: como o CDI influencia?

O CDI é uma das taxas mais aplicada como referência para investimentos em renda fixa. Os títulos que acompanham esse índice são chamados pós-fixados porque variam à medida que a taxa DI sobe e desce.

Investimentos muito comuns relacionados ao CDI são:

  • LCI e LCA;
  • CDB e RDB;
  • LC;
  • Fundos DI.

Hoje quais investimentos pagam mais que o CDI?

Uma questão que pode surgir com investimentos atrelados a essa taxa de juros é que eles podem render abaixo da inflação, ou seja, seu dinheiro perde valor em relação a outros títulos que utilizam o IPCA como indexador.

Dessa forma, para fugir de tais situações, procure variar seus investimentos. Uma ótima opção no caso são os Títulos Diretos do Tesouro como o Tesouro IPCA. É considerado um ótimo título de longo prazo e protege seu dinheiro das flutuações da inflação.

Outras opções são os investimentos no mercado de ações, bolsas de valores (como as ações e fundos imobiliários), que oferecem oportunidades de altos retornos, mas também carregam mais risco.

A taxa DI e a taxa Selic

Como dito acima, o CDI e a Selic são taxas muito semelhantes. Caso você não saiba, a Selic é a taxa básica da economia, ou seja, muito do que acontece no mercado é influenciado por ela. Por exemplo, as taxas de juros para financiamentos e empréstimos são baseadas na taxa Selic.

Para os empréstimos interbancários, funciona como um teto e, portanto, o CDI está apenas cerca de 0,10 abaixo da taxa Selic. Caso contrário, se a taxa DI for muito inferior à Selic, os bancos vão optar em emprestar ao governo (aliás, pagaria bem mais), levando a um desequilíbrio financeiro na economia.

Por outro lado, se o DI estiver muito acima da Selic, a rentabilidade dos títulos indexados ao CDI aumentará muito, o que também não é bem vistos pelos bancos. Nesse caso, eles optariam em pegar emprestado do governo, pois a carga de juros seria menor.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.